quinta-feira, 25 de março de 2010

PROGRAMAÇÃO ADBR PEDREGAL


SEGUNDA - 19:30h - ESCOLA BÍBLICA
TERÇA - 19:30h - REUNIÃO JOVENS FORTES
QUARTA - 19:30h - REUNIÃO COM AS MULHERES VITORIOSAS
QUINTA - 19:30h - REUNIÃO DA VITÓRIA
SEXTA - 19:30h - REUNIÃO DE ORAÇÃO
SÁBADO - 19:30h - PROJETO MENSAGEM DE ESPERANÇA NAS RUAS
DOMINGO - 19:30h - REUNIÃO DA FAMÍLIA
OBS: De segunda à sexta temos oração do meio dia .
ASSEMBLEIA DE DEUS - BOM RETIRO
RUA BONITO , 189 , PEDREGAL
DIRIGENTES : Dc Marcos Paulo e Edleuda Santana
PASTOR PRESIDENTE : Pr. Edilberto Aniceto ( Pr. Beto )

domingo, 14 de março de 2010

ESCOLA BÍBLICA - SEGUINDO OS PASSOS DO MESTRE - ADBR - PEDREGAL


LIÇÃO 4 - LEGALISMO E LIBERDADE CRISTÃ
TEXTO BÍBLICO BÁSICO : GL 2.1-6
TEXTO ÁUREO : " SABENDO QUE O HOMEM NÃO É JUSTIFICADO PELAS OBRAS DA LEI , MAS PELA FÉ EM JESUS CRISTO . " GL 2.16a
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
SEG. - GL 3.8-14
TER. - HB. 10.1-10
QUA. - EF 2.1-10
QUI. - RM 5.1-8
SEX. - RM 6.11-14
SÁB. - GL 5.13-23
COMENTÁRIO
PALAVRA INTRODUTÓRIA
O assunto tratado nesta lição é um tanto polêmico pelo fato de que muitos ainda confudem usos e costumes com doutrinas .
O estudo , porém , será baseado nos ensinos bíblicos tão claramente expostos pelo apóstolo Paulo .
O Espírito Santo há de nos esclarecer .
1. O APÓSTOLO DEFENSOR DA LIBERDADE CRISTÃ
A carta escrita aos gálatas pelo apóstolo Paulo é o livro que traz os esclarecimentos mais claros com respeito ao assunto em estudo.
1.1 - A ESCOLHA ACERTADA
Após 14 anos da ausência , quando esteve viajando por muitos lugares , pregando o evangelho aos gentios , Paulo retorna à Jerusalém acompanhado por Barnabé e por Tito .
Barnabé era um judeu cristão , homem cheio de fé e do Espírito Santo , muito conceituado , tanto por Paulo como pelos crentes da igreja de Jerusalém .
Tito era gentio convertido que Paulo levou consigo como testemunha real da obra que o Senhor estava realizando entre os gentios .
1.2 - DEFENDENDO O SEU MINISTÉRIO
Quando alguém quer desmerecer uma pessoa , coloca em dúvida a sua autoridade , para que as suas palavras não sejam ouvidas como verdadeiras .
Era isso que estavam querendo fazer com respeito a Paulo.
1.3 - A VERDADE DO EVANGELHO EM PAUTA
A grande questão era , em síntese , entre a " Liberdade cristã " e o " Legalismo " .
Havia uma grande discórdia , até mesmo entre os discípulos acerca da liberdade cristã e o jugo judaizante. Para os cristãos judaizantes eles criam que Jesus era o Salvador e o Messias , mas eles também defendiam a idéia de que tanto judeus como gentios estevam ainda obrigados a se submeter à lei judaica .Eles não abriam mão do cumprimento da lei com relação aos gentios .
2. LIBERDADE OU JUGO
Depois de 14 anos , Paulo volta a Jerusalém , onde estavam as colunas da Igreja , Paulo , Tiago e os demais apóstolos ( At 2.8,9) e com eles se reúne para tratar daquele assunto de tanta seriedade .
Os judeus queriam de toda forma que os gentios participassem da circuncisão , como demonstração de obediência à lei . Aqueles judeus não abriam mão do cumprimento da lei .
2.1 - SUBMISSÃO À LEI JUDAICA
Paulo , então , vem com toda a sua disposição e coragem defender a verdade do evangelho.
Dessa forma , Paulo estava isentando os gentios das pretensões dos legalistas .
Paulo queria que os judeus entendessem está em uma pessoa : JEUS CRISTO , e não em códigos e leis , rituais ou costumes desse ou daquele grupo religioso .
2.2 - O QUE SE ENTENDE POR LEGALISMO
Essa expressão fala de abuso dos propósitos da lei . Significa a crença de que a lei ( ou diversas provisões da mesma ) deve ser observada para obter a salvação . Secundariamente , o termo significa que a vida cristã deve ser governada pela oberservação da lei .
2.2.1 - O LEGALISMO NOS DIAS ATUAIS
Alguns líderes estão se equivocando e transformando certos costumes em doutrinas , como se a sã doutrina da Bíblia não fosse suficiente para um viver cristão digno.
É claro que os bons costumes são necessários como : agradecer um favor , cumprimentar as pessoas , ter asseio pessoal etc. Essas ações e atitides são os frutos produzidos pelos cristãos e devem ser incentivados .
Mas aqui o caso é outro . Estão colocando paridade entre certos costumes e a doutrina bíblica .
Será que existe alguma diferença do legalismo do passado para o de hoje ?
O espírito do farisaísmo é o mesmo . O que muda é o que se dita para ser seguido .
2.3. COM A LEI , É TUDO OU NADA
Os judeus discutiam com o apóstolo Paulo e até os condenavam porque queriam obrigar os crentes gentios a se circuncidarem , deste modo obedecendo a lei judaica .
Mas a lei não se resume somente na circuñcisão . Leia algumas exigências da lei nos textos que se seguem : Dt 22.25;21.15-17;21.18-21 , Lv 21.5.
Alguns " legalistas " modernos gostam de usar o texto de 1Pe 3.3-6 para impor regras e leis , deturpando até o sentido exato da Bíblia .
O texto diz : " O enfeite delas não seja o exterior " . Ele não está dizendo que é proibido . Está dizendo que não deve ser prioridade . Existem coisas superiores e mais edificantes para se priorizar como um espírito manso e quieto e a submissão ao marido .
Pedro está avertindo ao crente para não se deixar levar pela beleza de uma gravata , um terno ou um vestido caro . Não está proibindo o uso de tais objetos . Mas o cristão não deve ser admirado pelo mundo pelo seu vestir , pelos seus bens materiais , por um adorno mesmo que seja uma jóia cara .
2.4 . RECONHECIMENTO DE UMA LEI
Vamos aqui esclarecer alguns pontos .
Hermenêutica é a ciência da interpretação .
Exegese é a ciência de interpretar um texto , de acordo com a língua original na qual foi escrito .
Hermenêutica ensina que texto sem contexto dá lugar a heresias .
Se alguém quiser pegar um texto isolado (com fazem os legalistas ) e dele fazer doutrina para a igreja , vamos nos tornar heréticos , deturpando a Bíblia .
2.4.1. CARACTERISTICAS DO LEGALISTA
Não são ordenanças humanas ou costumes sociais ou religiosos que ajudam a santificação do crente .
Paulo registra algumas características do legalista ( Gl 2.4 ) :
* falso irmão , gosta de intrigas ;
* intrometido , se intromete na vida alheia , querendo se meter onde não foi chamado , fica espiando secretamente para ter o que falar ;
* dominador , quer subjugar as pessoas criando códigos , regras , leis e costumes . Quando Deus criou o homem , deu - lhe o privilégio de dominar sobre todas as coisas ( Gn 1.28 ) , MENOS SOBRE O OUTRO ;
* hipócrita ( Gl 2.11 ) . Os legalistas se identificam com os fariseus ( Mt 23 ) . Farisaísmo era a elite religiosa que subjugava o povo impondo - lhe um fardo que nem ela mesma conseguia carregar .
Paulo repeliu veemente esse tipo de pessoas ( ( Gl 2.5 )
Ele teve uma atitude firme e não aceitou as regras e as imposições feitas aos gentios convertidos .
3. A TROCA DA LEI PELA GRAÇA
Paulo defendeu o verdadeiro evangelho da graça diante dos líderes da igreja , em Jerusalém .
Enquanto o legalismo quer que todos sejam iguais , a graça se alegra com a diferença ; a graça nos faz livres para pensar , louvar , adorar ao Senhor da maneira de cada um. No legalismo , você tem que cumprir rituais para agradar a quem está por cima . Na graça , você pode ser o que você é . Quer chorar , quer sorrir , quer falar alto ou baixo , ajoelhar ou ficar em pé , você é livre !
Mas é claro que a recomendação é fazer tudo com decência e ordem . Leia Gl 5.13 ; 1Co 6.12 .
3.1. USOS E COSTUMES SÃO TEMPORAIS
Os usos e costumes estão ligados à cultura de cada povo .
São exigências de homens ´, por essa razão são passageiros .
3.2. O QUE TEM VALOR PARA O CRISTIANISMO
O que é que vai valer mais para o cristianismo ? é ser legalista ou ser um liberal moderno ?
Está bem claro que quem usar um dos extremos . Aqui está a chave para os que querem subjugar o povo com o seu legalismo ou para quem quer usar da liberdade cristã para dizer que é livre para praticar o que bem entender .
A Bíblia é maravilhosa . Paulo é quem fala com autoridade que lhe é peculiar .
4. A GRANDEZA DO EVANGELHO
Quando uma pessoa é transformada pelo Evangelho , ela adquire um novo pensar , um novo sentir , um novo agir.
4.1. TRANSFORMAÇÃO RADICAL
A transformação não é apenas para obedecer a códigos , mas acontece para uma mudança radical de vida , ou seja , um novo viver em Cristo .
4.2. GUIADOS PELA PALAVRA
Alguns deixam de guiar as ovelhas pelo ensino da Palavra de Deus e criam normas , preceitos , regras e dificuldades para os crentes seguirem a Cristo .
Se você está insatisfeito nesta igreja , você tem liberdade , como cristão para procurar outro pastor , outra igreja onde você se sinta bem . Não procure contenda , nem queira criar problemas para a direção da igreja . Deus , certamente , vai abençoar você em outro lugar , porque Ele conhece a sua sinceridade .
CONCLUSÃO
O que sustenta a Igreja e cada crente em particular é a Palavra de Deus . O Salmista disse : " Escondi a tua palavra no meu coração , para eu não pecar contra ti " . ( Sl 119.11) .
Nenhuma regra , dogma , ritual ou costume imposto por homens impede você de pecar .

quarta-feira, 10 de março de 2010

A ASSEMBLEIA DE DEUS BOM RETIRO NO RITMO DO CRESCIMENTO - AGORA É A VEZ DA COHABE


Dia 13 de março , sábado próximo é a vez da Cohabe receber uma filial da Assembleia de Deus Bom Retiro . Será uma festa com muito louvor e adoração , presença confirmada do nosso pastor e líder estadual do ministério do Bom Retiro , Pr. Edilberto Aniceto ( Pr. Beto ) e da Banda Livres Para Adorar , além de igrejas evangélicas locais. Aguardem ... breve estaremos entrando em uma nova cidade da região .

domingo, 7 de março de 2010

ASSEMBLEIA DE DEUS BOM RETIRO PEDREGAL ALARGA AS TENDAS


Breve , breve a semente vai brotar na localidade de Pedra Redonda , Deus fará grandes coisas neste lugar !!! A Ass. de Deus Bom Retiro do Pedregal estará entrando na Pedra Redonda , estaremos investindo na evangelização desta ccomunidade , vidas vão se render a Jesus . Nossa missão é levar o evangelho a toda criatura , aguardem ...